Marketing inbound: uma importante fonte de geração de leads Marcio Padula 27 de maio de 2022

Marketing inbound: uma importante fonte de geração de leads

O marketing inbound tem como foco encontrar o público-alvo ideal de um negócio. Dessa forma, o seu resultado é ótimo para ampliar as vendas e a geração de leads. Tornando-se uma  melhor opção do que o marketing tradicional. Veja a  seguir o porquê e entenda o que é o marketing inbound.

Saiba o que é marketing inbound

Esse conceito é uma série de estratégias que buscam atrair clientes. Entretanto, diferente de outros casos, ele filtra melhor o objetivo da empresa. Dessa forma, a maioria das pessoas que são movidas por ele, voltam a comprar com a mesma marca. Isso porque:

  • Este é um dos tipos de marketing que considera a mensagem da empresa;
  • Conquista os leads com seu conteúdo;
  • Seus resultados são de médio a longo prazo.

O seu uso tem sido muito focado em meios digitais, como as redes sociais. Por exemplo, o Facebook é um facilitador desse método com seus anúncios com opções de filtros e alertas.

A origem desse conceito

O marketing inbound surge ao mesmo tempo que o digital. Assim, os dois estão dentro das novas tecnologias da informação. Portanto, eles nascem para atender aos desejos de clientes que usam internet e consomem conteúdo virtual.

Qual é a vantagem do uso dessa ferramenta?

Hoje, as pessoas querem filtrar os dados sem a ajuda de terceiros. Portanto, essa técnica é ótima à medida que cria uma ligação com o lead. Então, ele irá voltar, pois se sentirá bem em conversar de novo com o vendedor. Dessa forma:

  • A persuasão da marca melhora por causa das opiniões de clientes;
  • Garante uma diminuição nos custos das negociações;
  • Transforma sua audiência em fãs;
  • Há menor taxa de desistência de compras;
  • Produz relatórios confiáveis e imediatos.

Aumentar a quantidade de clientes leais ajuda a garantir uma estabilidade. Contudo, é preciso ter uma estrutura de base da marca, incluindo imagem e uma política interna. Dessa maneira, o público irá achá-la com mais facilidade e frequência.

Valor gasto com essa tática

Custos gerados pelos anúncios e o processo de marketing inbound são competitivos quando comparados com outras estratégias. Além disso, se avaliado o CAC (custo de aquisição do cliente) utilizando o marketing inbound observamos um valor inferior a outras técnicas praticadas.

As etapas do marketing inbound

Para ter uma ação eficaz, essa estratégia se divide em quatro etapas. Dessa forma, o lead terá mais condições de avaliar de forma independente as características do produto ou serviço, permitindo que ele conheça mais profundamente a marca e se conectando  de forma perene com a marca. 

  • O primeiro passo é atrair com conteúdos chamativos;
  • Então, os visitantes são convertidos em leads;
  • Depois, os leads se tornam compradores, a partir dos laços criados;
  • Por fim, eles viram promotores com o marketing boca a boca.

Nesse método, as ações dos vendedores são importantes. Afinal, boa parte do sucesso está nas mãos deles. Sobretudo, porque a confiança é baseada no atendimento que o cliente recebe.

Como são os relatórios produzidos?

Todos os resultados podem ser vistos de forma contínua. Portanto, estão sempre sendo atualizados.. Desse modo, as reações da empresa são mais ágeis e precisas.

De maneira geral, ele retrata o fluxo que as vendas têm em cada momento. Assim, é possível acompanhar o resultado que o marketing inbound traz.

Informações sobre todas as etapas são enviadas para a gestão. Então, o líder pode achar falhas no processo e resolvê-las de forma rápida. Bem como, pode criar mais táticas para manter os clientes que já são promotores.

Além da área digital

O marketing inbound se aplica a todas as áreas do mercado. Sobretudo, por causa de sua fácil adaptação e das suas etapas simples. Até iniciativas sem fins lucrativos, como em projetos sociais, podem fazer uso da técnica para atrair mais público e conquistar clientes.