Marketing Digital: quais as maiores tendências para 2022? Marcio Padula 27 de maio de 2022

Marketing Digital: quais as maiores tendências para 2022?

O marketing digital é o principal recurso quando se pensa em vender. Afinal, por meio dele é possível seguir as mudanças na tecnologia. Além de ajudar nos avanços da criação de conteúdo. Dessa forma, conheça as tendências para este ano e aplique em seu negócio.

Como seguir as tendências do marketing digital?

Acontecimentos que mudam as ações das pessoas são o primeiro detalhe para se olhar. Em especial, aliás, os que estão entre as questões econômicas e sociais, como por exemplo:

●     Movimentos sociais como Black Lives Matter;

●     A pandemia e a quarentena;

●     O aumento de pessoas com depressão.

Todos esses fatos têm um impacto importante neste tipo de marketing. Por isso, os profissionais precisam estar atentos, a fim de que suas falas possam alcançar o seu público-alvo.

Quais são os principais efeitos?

Durante a pandemia, boa parte das pessoas tiveram que trabalhar de casa. Assim, grandes portas foram abertas para ampliar o novo mercado de trabalho. Especialmente, quando se pensa no papel do marketing digital.

Antes havia medo em se fazer compras online, agora isso virou uma necessidade. Logo, os sites de vendas têm sido um grande alvo dessa área. Então, há mais oportunidades para trabalhar com web design e criador de conteúdo:

●     Canais no Youtube têm tido destaque por meio do marketing digital;

●     Empresas querem programadores;

●     Telemarketing é feito de forma remota;

●     O Telegram ganha mais usuários;

●     Avanços do webinar têm início.

Foto: O marketing digital abre mais nichos para o mercado de trabalho remoto.

Redes sociais ganham força

Uma das maiores tendências para 2022 é a maior abertura do comércio em redes sociais. Afinal, aplicativos como o WhatsApp, já vem mostrando essa mudança que facilita as compras. Contudo, esse é apenas o começo dessas novas funções.

Plataformas de streaming

A Netflix é uma startup grande em seu próprio modelo de negócios. Entretanto, outras empresas vêm se tornando tão grandes quanto ela. Logo, esse ambiente se torna mais competitivo em meio a mais opções.

Conteúdo personalizado ganha destaque no marketing digital

Estudos dizem que quanto mais os usuários podem personalizar algo, mais vão adorar. Dessa forma, esse é um dos tipos de marketing que lê essa informação para trabalhar nas marcas. Então, os sites e aplicativos que já são conhecidos ficam famosos de novo:

●     A aproximação agrada as pessoas;

●     Design se torna critério para as plataformas;

●     Os avanços nas áreas de back-end e front-end são vitais;

●     Filtros automáticos chamam atenção.

Pesquisas provam que os clientes gostam de ser tratados como amigos. Seguindo esta linha, um exemplo é a Alexa que cria uma interação amigável através de IA, criando ações cada vez mais semelhantes às dos seres humanos.

O ensino também tem mudanças?

Hoje em dia, as crianças têm tido um contato cada vez mais cedo com a tecnologia. Por isso, a escola precisa inserir seus alunos no meio digital de forma adequada. Ademais, para adolescentes, as novidades são sempre bem-vindas, por exemplo:

●     Cursos a distância com melhor desempenho;

●     Escolas privadas buscam alunos por meio do marketing digital;

●     Divulgação da educação pública em meios virtuais;

●     Agora as escolas estão criando materiais usando as tecnologias digitais.

Informações falsas também ganham mais presença nas redes sociais. Por isso, é preciso aprender e ensinar a filtrar o que é verdade e ter pensamento crítico.

Escola do futuro

Saber como criar a imagem da marca nas redes é uma regra para o mercado de trabalho atual. Além disso, conhecer as inovações é muito importante. Por isso, as escolas tentam se adequar ao uso de novas tecnologias da informação.

Cursos em formato EAD

Vender conhecimento é uma opção muito atual com tantos recursos. Assim, diversas empresas de várias categorias mudam de forma total ou parcial para a prestação de serviço por meio das redes. Entre elas, há desde cursos de línguas até cursos de graduação e especialização.

Com tudo isso, então, fica claro que as tendências do marketing digital para 2022 abrangem diversas áreas e podem mudar os rumos do mundo como é hoje.