O marketing inbound tem como foco encontrar o público-alvo ideal de um negócio. Dessa forma, o seu resultado é ótimo para ampliar as vendas e a geração de leads. Tornando-se uma melhor opção do que o marketing tradicional. Veja a seguir o porquê e entenda o que é o marketing inbound.
Saiba o que é marketing inbound
Esse conceito é uma série de estratégias que buscam atrair clientes. Entretanto, diferente de outros casos, ele filtra melhor o objetivo da empresa. Dessa forma, a maioria das pessoas que são movidas por ele, voltam a comprar com a mesma marca. Isso porque:
- Este é um dos tipos de marketing que considera a mensagem da empresa;
- Conquista os leads com seu conteúdo;
- Seus resultados são de médio a longo prazo.
O seu uso tem sido muito focado em meios digitais, como as redes sociais. Por exemplo, o Facebook é um facilitador desse método com seus anúncios com opções de filtros e alertas.
A origem desse conceito
O marketing inbound surge ao mesmo tempo que o digital. Assim, os dois estão dentro das novas tecnologias da informação. Portanto, eles nascem para atender aos desejos de clientes que usam internet e consomem conteúdo virtual.
Qual é a vantagem do uso dessa ferramenta?
Hoje, as pessoas querem filtrar os dados sem a ajuda de terceiros. Portanto, essa técnica é ótima à medida que cria uma ligação com o lead. Então, ele irá voltar, pois se sentirá bem em conversar de novo com o vendedor. Dessa forma:
- A persuasão da marca melhora por causa das opiniões de clientes;
- Garante uma diminuição nos custos das negociações;
- Transforma sua audiência em fãs;
- Há menor taxa de desistência de compras;
- Produz relatórios confiáveis e imediatos.
Aumentar a quantidade de clientes leais ajuda a garantir uma estabilidade. Contudo, é preciso ter uma estrutura de base da marca, incluindo imagem e uma política interna. Dessa maneira, o público irá achá-la com mais facilidade e frequência.
Valor gasto com essa tática
Custos gerados pelos anúncios e o processo de marketing inbound são competitivos quando comparados com outras estratégias. Além disso, se avaliado o CAC (custo de aquisição do cliente) utilizando o marketing inbound observamos um valor inferior a outras técnicas praticadas.
As etapas do marketing inbound
Para ter uma ação eficaz, essa estratégia se divide em quatro etapas. Dessa forma, o lead terá mais condições de avaliar de forma independente as características do produto ou serviço, permitindo que ele conheça mais profundamente a marca e se conectando de forma perene com a marca.
- O primeiro passo é atrair com conteúdos chamativos;
- Então, os visitantes são convertidos em leads;
- Depois, os leads se tornam compradores, a partir dos laços criados;
- Por fim, eles viram promotores com o marketing boca a boca.
Nesse método, as ações dos vendedores são importantes. Afinal, boa parte do sucesso está nas mãos deles. Sobretudo, porque a confiança é baseada no atendimento que o cliente recebe.
Como são os relatórios produzidos?
Todos os resultados podem ser vistos de forma contínua. Portanto, estão sempre sendo atualizados.. Desse modo, as reações da empresa são mais ágeis e precisas.
De maneira geral, ele retrata o fluxo que as vendas têm em cada momento. Assim, é possível acompanhar o resultado que o marketing inbound traz.
Informações sobre todas as etapas são enviadas para a gestão. Então, o líder pode achar falhas no processo e resolvê-las de forma rápida. Bem como, pode criar mais táticas para manter os clientes que já são promotores.
Além da área digital
O marketing inbound se aplica a todas as áreas do mercado. Sobretudo, por causa de sua fácil adaptação e das suas etapas simples. Até iniciativas sem fins lucrativos, como em projetos sociais, podem fazer uso da técnica para atrair mais público e conquistar clientes.