O que é Brand Publishing Luciano Somenzari 11 de maio de 2022

O que é Brand Publishing

A estratégia que auxilia na consolidação e ampliação da autoridade da sua marca

Sua marca já tem mercado definido e público consolidado que a reconhece como autoridade no segmento. Sinal de que realiza um bom trabalho em marketing digital.  Mas chegou o momento de aumentar seu alcance e as ferramentas existentes já não são suficientes para tanto. O melhor caminho sem dúvida está no Brand Publishing.

Trata-se de uma estratégia de criar e alimentar com conteúdo relevante uma plataforma informativa, ou “mídia proprietária”. Na prática, a marca se torna a dona de um portal exclusivo na web, ou ainda de um canal de televisão, uma rádio ou uma revista, sendo que esse veículo próprio de comunicação não fará propaganda, mas colocará à disposição do seu público informação, conhecimento e entretenimento. E, sim, obviamente poderá ganhar novos clientes e fidelizar os já existentes, por meio dessa audiência.

Em resumo, trata-se de ampliar e incrementar sua audiência provendo-a de conteúdos especialmente talhados para ela. A marca se torna Publisher, dominando toda a cadeia de produção, desde o planejamento até o produto final.

Acrescente-se aí dois detalhes importantes. O primeiro é que nessa estratégia os conteúdos não falam necessariamente sobre a marca. Eles falam essencialmente sobre o mercado, as novidades e as tendências de conceitos da área de atuação da marca e sobre o estilo de vida do público. Podemos dizer que a imagem da sua marca, na maior parte do tempo, flui nas entrelinhas do conteúdo produzido e é assim que o público a reconhece em meio a informações do seu interesse.

O segundo é que uma das consequências dessa produção de conteúdo próprio é a possibilidade maior de a marca aparecer em posições prioritárias nos mecanismos de busca como o Google.

Na verdade, o que se tem é um autêntico processo de relacionamento com o público, com muita interação, o que significa entregar-lhe informações relevantes e receber dados que ajudam a aproximá-lo ainda mais de sua marca. Um círculo virtuoso que transforma audiência em clientes permanentes.

Navve: ajuda de profissionais qualificados

Junto com o Brand Publishing, a marca necessariamente precisa contar com o suporte de profissionais especializados: jornalistas, editores, designers, especialistas em performance, planejadores etc. São eles que vão garantir a qualidade da sua mídia proprietária.

É provável que você esteja pensando sobre os pesados investimentos que isso requer. Realmente, montar uma equipe desse calibre, exige fôlego financeiro. Por outro lado, as empresas podem reduzir estes custos, ao se valer de serviços especializados em brand publishing, como o da Navve.

A Navve possui um grande time com profissionais talentosos, que trabalham em rede e tem as medidas exatas para produzir conteúdo digital, especializado e autêntico. Ela ajuda a marca a pensar como um veículo de mídia, com planejamento, tecnologia, conteúdo, distribuição, gestão de dados e performance – além de cuidar da integração com outros canais de comunicação da empresa.

Brand publishing e brand content

Brand publishing é frequentemente considerado a evolução do branded content. Este nada mais é que o oferecimento de publicações relevantes falando sobre a marca, mas que não interrompam o que o consumidor esteja fazendo (durante sua navegação na web, por exemplo), sendo o próprio conteúdo que ele quer consumir.

O branded content é uma estratégia para construir a audiência que vai ajudar a construir a autoridade da marca. Por isso a ideia de que é uma etapa anterior ao brand publishing, que, como foi dito, é a evolução do brand content.

No caso do brand publishing, a marca já tem sua autoridade consolidada — por isso ela pode produzir conteúdos relevantes para o universo da audiência buscada, sem se preocupar em promover seus produtos e sem ver problemas em citar concorrentes, por exemplo, porque está segura com a sua posição no mercado.